O endereço de IP 192.168.o.1 é geralmente usado para acessar um roteador ou modem de banda larga no Brasil. Este é um endereço padrão para a maioria de aparelhos roteadores do mercado, como por exemplo os modelos da marca D-Link e TP Link. Esse IP é essencial para todos os usuário que pretendem configurar sozinhos a sua rede local de internet wifi.

O acesso a internet sem fio tornou-se muito comum no Brasil, a grande parte da população hoje acessa pelo menos de um dispositivo a rede wifi, por: notebooks, tablets, celulares, videogames, SmartTVs, são os mais comuns. E claro, usar wireless economiza os dados móveis de smartphones que acessam as redes 3G e 4G, geralmente os pacotes são muito caros e pouco acessíveis a maioria das pessoas, principalmente em tempo de crise.

Mesmo com a popularidade da informática, a maioria das pessoas entende muito pouco de processos mais avançados, como configurar um modem e criar uma rede local com acesso wifi, mesmo usando manuais, pois nem sempre eles são claros e usam termos geralmente técnicos, o que acaba por dificultar muito a vida de quem é leigo no assunto.

Por que não consigo acessar 192.168.0.1?

Não consegue acessar o seu modem? Você precisa identificar se o gateway (ip de rede) do seu pc é 192.168.o.1 ou92.168.1.1, geralmente é um ou o outro, são os padrões, pode ocorrer de ser outra variação.

Para descobrir o seu endereço padrão de acesso ao roteador, vá até a busca do windows e digite as letras: CMD e tecle “Enter”. Deve abrir uma página preta, digite nela o comando: ipconfig/ all ou digite este: ping 192.168.0.1 -t. Se o endereço do aparelho for 192.168.o.1.1 e mesmo assim não consegue abrir a página de login e senha, pode ser que a porta de rede não está configurada corretamente ou pode haver um firewall ativo bloqueando o acesso.

Ao usar o comando PING no console CMD, você consegue identificar se o IP está respondendo (funcionando), saber se a rede está conectada, e se está rápida ou lenta.

Mudar a senha do Wi-Fi em roteador TP-Link

Para mudar a senha do Wi-Fi de um roteador TP-Link pelo celular, recomendamos baixar o aplicativo Tether (Android/iPhone) da própria fabricante. Logo na instalação, o aplicativo vai se conectar com o seu roteador e basta procurar a seção Wireless para mudar a senha da Internet. Se você preferir fazer do jeito clássico, no computador, siga os passos abaixo:

  • Acesse 192.168.1.1 em seu computador ou celular (se não funcionar, tente 192.168.0.1);
  • Coloque o login e senha do seu roteador. Por padrão, as credenciais são admin e admin, respectivamente, mas recomendamos que você olhe na parte de trás do seu aparelho para ter certeza;
  • Clique em Wireless na barra lateral esquerda e depois em Segurança;
  • Em Senha Wireless (abaixo da seção WPA-PSK/WPA2-PSK), coloque a nova senha da sua rede;
  • Pronto! A senha do Wi-Fi foi alterada.

Outras marcas

Em outros roteadores, o processo é bem parecido com o da TP-Link ou D-Link:

  • Acesse o site 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 (e suas variantes);
  • Entre com o login e senha informados na parte de trás do roteador;
  • Procure por opções como “Wireless” ou “Wireless Settings”;
  • No campo “Password”, ou “Senha”, coloque a senha que você quer definir;
  • Pronto! A senha foi alterada.